Espaço Otaku | Home About Parceria Contato

Mangaká - Crie seu Personagem


Yô mina san... Hoje vamos falar de criação de personagens, que na minha opinião e uma das partes mais complicadinhas, quando se vai fazer um mangá. Você verá que vai ficar bem mais fácil de caracterizá-lo no desenho depois disso.

Ao responder estas perguntas, você saberá tudo... Ou quase tudo... Que precisa saber sobre a vida dos seu personagem dessa forma poderá escrever historias em que seu leitor e ate mesmo você, acredite que ele existe de "verdade" e deixe de ser um mero personagem e se transforme num mito! 

Familia
Onde seu personagem nasceu e cresceu?
Quem são seus pais? Como se chamam?
Ele tem irmãos? Quantos? No que trabalham?
Qual a relação dele com sua família?
Descreva em poucas palavras a infância de seu personagem.
Como foi ou é a vida escolar de seu personagem?
















Poder
Como ele ganhou seus poderes?
Ele e um mutante? Alienígena? Alguém de outra dimensão? Vitimas de um experimento secreto? Um acidente?
















Profissão
Por que ele escolheu esta profissão?
Como foi sua trajetória desde o inicio ate chegar onde esta?
Ele possui inimigos ou concorrentes dentro de sua profissão?

  











Personalidade
Como as outras pessoas descrevem seu personagem?
Como ele se auto descreveria?
Se ele pudesse mudar alguma coisa no mundo, o que seria?
Ele tem medo de alguma coisa?
Ele tem alguma mania, tique ou característica pessoal?
















Gostos e preferencias
Qual seu passatempo favorito?
Que roupas ele gosta de vestir?
Ele coleciona algo ou tem algum passatempo?
Ele gosta de que tipo de pessoa?
Ele tem amigos? Se sim, fale um pouco sobre eles.
Se seu personagem tem algum segredo, ele compartilhou isso com os amigos?

















Ambiente
Em qual distrito ou cidade ele mora, e como é este lugar?
Como é a casa, apartamento ou alojamento do seu personagem?
Por que ele escolheu este local para morar?
Quais são os problemas comuns de lá?
Como é sua rotina diária quando não está em missão?

















Aparência
Como ele é fisicamente?
Qual é o aspecto da aparência física mais distintiva ou mais facilmente notada?

















Ambições
Qual o objetivo do seu personagem?
- Ser o mais forte;
- Dominar o mundo;
- Ser podre de rico;
- Conseguir alguma garota;
- Fazer parte de algo maior.

















Equipe
Qual foi o primeiro contato dele com sua equipe?
Como se relaciona com seus colegas?
Como seus colegas o veem?
Ele tem algum rival na equipe?
Qual o objetivo da equipe?
Ele tem alguém que considera um mentor?


















Ficha de personagem por Alex Pincovae.

A ficha e bem extensa, mas compensa e muito responde-la da melhor maneira possível...
E seu personagem que vai ganhar vida, então capriche!

Se houver uma pergunta que não se encaixe no seu personagem, como:
"Como ele entrou em contato com sua equipe?"
Se o seu personagem for do tipo solitário não precisa. É isso...

Abraço.

40 comentários:

  1. Nah, acho bastante dificil criar um personagem, isso porque tento criar o jeiti dele diferente e sem clichê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer um bom personagem e um desafio... Mais isso aqui ajuda bastante!

      Excluir
    2. Sim, quando eu for fazer personagens virei aqui ^^

      Excluir
  2. No capitulo 00 do DA, o personagem principal estará neutro.
    mas quando o eu terminar o capitulo1 ele terá uma característica (personalidade/caráter...) Próprio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, o personagem tem que ter uma característica que chame a atenção sabe... Estou curioso para ler o seu manga.

      Jefferson usa régua para fazer a delimitação das cenas. Por que uma certa blogueira parceira sua no seu blog, teima em não usar no dela kkkkkkkk!

      Um abraço...

      Excluir
    2. Ich sah seine indirekte! Eu sou abstrata,cof cof,cof impressionismo é a alma do negócio kkkk

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Sei...

      Excluir
  3. Fazendo um personagem \o/
    Quase nunca sinto dificuldade nessa área, é só descrever o personagem do seu sonho (é bizarro, mas eu faço isso), eu sinto dificuldade mesmo é na história, eu só crio acontecimentos soltos, mas não consigo juntar '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A historia também e complicadinha.
      Vou estar trazendo umas dicas para criação das historias também, vai ser bem legal Hari!

      Excluir
  4. No meu mangá o DA, no capitulo-00
    o pers. principal estará neutro...
    pois estou preparando o a personalidade dele para o capitulo-1. que será o capitulo onde começa a historia. ehhhh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pensando bem Jefferson, nesses capítulos 00 já costuma-se ter uma noção interessante de como e o personagem não?
      Bom.. De qualquer forma estou curioso.

      Excluir
  5. Ei,aquele "cem detalhes" estaria certo ou você ia escrever Sem com S ?
    PS: tem um mangá aí escrito sem acento.

    Criar o personagem é a parte mais fácil,por exemplo,descrevendo a Rosmarin,ela é uma moça muito forte,inteligente e corajosa e quando está bêbada,fala com árvores. MUAHAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk. Mas ai e uma descrição muito simples do personagem...

      Temos que ter uma ideia de como ele age, de como conversa com outras pessoas, o que gosta de fazer, em que trabalha, se e casado, solteiro...

      Entende e muita coisa a respeito do personagem que deve ser desenvolvida.

      E por isso que eu acho a parte mais complicadinha do manga, a historia pra mim ate que e meio fácil, poque eu tenho facilidade com isso!

      Excluir
    2. Nein,eu que dei uma descrição simples dela mesmo,pra deixar a história mais interessante u.u

      Excluir
  6. Adorei as perguntas da ficha! Está bastante completo, acho que será útil para muitos.
    Já criei e ainda crio diversas personagens, mas acho que nunca fiz para nenhuma delas um perfil tão detalhado.
    Irei deixar a maior parte destes tópicos em mente e com certeza terei resposta para eles da próxima vez que criar um caráter! :) Será a minha base. ^^

    Bom trabalho! ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que esse post esta sendo tão útil para você...
      Muito obrigado e estou feliz por ter gostado.

      Excluir
  7. Legal!! da pra explicar bem sobre tudo do perssonagem :))

    http://galaxykawaiii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huhum, você defini melhor seu personagem e ótimo!

      Excluir
  8. Ahh acho que vou criar um nesse fim de semana U3U só por hobbie mesmo !!! *O*

    Tem um programa ótimo pra criar mangá que pode scanear o teu desenho e virar tipo , aqueles parecidos feitos direto no computador xD e tem vários efeitos pra cenário das cenas dos mangás , efeitos nas sombras que pode por , um monte deeeeeee coisa *OO* ( vou baixar quando eu ganhar um noteboook !! *3* ) , essas coisas que tem nos detalhes dos desenhos dos mangakás e tal xD

    Adoooooooooorei o post x.x , fiquei louquinha agora pra criar um personagem bem doidão e detalhadinho *33*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk, Tem alguns programas específicos para isso mesmo...
      Eu também vou criar um, qualquer coisa eu posto aqui mesmo nesse post!
      Sorte no seu Nada... Abraço.

      Excluir
  9. Yooooooo
    Post muito interessante me ajudou demais e que eu e umas pessoas estamos escrevendo uma fic sobre um anime e esse post me ajudou a definir bastante cada personagem
    Vlw mesmo
    Ate mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lívia, e que bom que este post esta sendo tão útil pra você.
      Abraços...

      Excluir
  10. Oi Oi Diego-kun :3 Tudo bom? Nossa eu li tudo e no início pensava que era para criar um personagem para um fanfic/história e fiquei pensando. Eu acho que criar um manga é criar uma história, ou seja, é quase a mesma coisa, só que manga é mais desenho e história é mais letras. Ou seja, onde eu quero chegar é, a maneira de criar persnagens e assim é da mesma maneira, porque quando escrevemos, temos de ter em mente a nossa personagem e essas perguntas todas que você colocou aí... (:
    Acho que ficou confuso o que eu disse x-x Gomen, eu sou lerda mesmo --'
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk... Não ficou confuso não... Entendi!
      E a mesma coisa, nos vamos criar um personagem...
      Ele pode ser usado tanto para Fanfics quanto para um Manga.

      Abraços.

      Excluir
  11. Tô fazendo uma fic, e essa ficha realmente me ajudou bastante!
    Eu estava com um pouco de dificuldade pra criar características pros personagens antes, mas agora melhorou (salvei a ficha no pc heuehuhe)

    Adios o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que essa ficha se tornou tão útil para você... Estarei esperando a Fic viu.

      Um abraço.

      Excluir
  12. legal, gostei muito desse post, é de grande ajuda, eu já tenho mais ou menos uma história para meu mangá,ainda preciso melhorar nos desenhos, sempre achei muito importante ter os personagens bem planejados, mas colocá-los no papel é sempre difícil, essa ficha vai me ajudar muito.
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que essa ficha vai te ajudar a fazer o seu manga Raito.
      Abraço.

      Excluir
  13. nao e tao difissio assim!!!!
    mas realmente me ajudou a ter a inspirassao nesseçaria ARIGATO!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. to tentando retomar uma fanzine que fiz , e esses criterios realmente ajudam , meu personagem tem aparencia muito chamativa mas personalidade extremamente hikikomori e.e' , vai ficar dificil unir as duas coisas mas vamos em frente kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai cara, o segredo é ser persistente.
      Que bom que o post te ajudou.
      Abraço.

      Excluir
  15. Muito obrigado, esse blog ajuda muito.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado ja criei o protagonista agora falta so criar segundo que vai ser uma especie de sasuke kkkkk. valeu

    ResponderExcluir
  17. Sou visitante do blog e gostei mt das dicas, apesar de eu não ter dificuldades. Mas acho que, não só eu, como outros desenhistas (sejam amadores ou não) tem aquele medo de o protagonista da historia não ter uma personalidade que agrade os (futuros) leitores. Então, em meu caso, além desse medo, não sou boa roteirista ( ;'n');

    ResponderExcluir
  18. Eu não tinha visto esta obra de arte ainda, isso vai me ajudar bastante na Visual novel que estou fazendo e nas futuras, clara se eu for fazer por enquanto é so uma mesmo... eu ainda não vou usar meus desenhos mas eu ja fiz o problema e minha mania com o papel, então vou usar este guia para a personalidade.
    Ah, isso me lembrou um jogo que tinha na minha Neo Tokio de dados de traçar o perfil de personagens de anime eu adorava basicamente viciada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa quer uma ajudinha? eu sei um pouco de roteiro e de desenho ;p

      Excluir
  19. Hello, gostei muito do blog e principalmente desta postagem! E aqui vão alguns pensamentos: "Como os outros os descrevem?" (Personalidade) não seria a mesma coisa que "Como seus colegas o veem?" (Equipe)? Ah, e em "Ambições", você poderia colocar o tópico "Que metas ele fará para alcançá-lo"... Fica a dica! ^^

    ResponderExcluir
  20. Oi,Obg por essas dicas eu vou pegar num caderno e criar minha personagem com todas essas perguntas,é que quero criar mt um mangá e cria dicas pra criar o peronagem nao so no aspecto...
    (Eu sei as coisas que escrevi n fazem sentido)

    ResponderExcluir
  21. Muinto Obrigado, isso vai ajudar demais, vc e um anjo. ^^

    ResponderExcluir